"Suponho que me entender,não é uma questao de inteligência, e sim de sentir, de entrar em contacto...ou toca, ou não toca"...
Clarice Lispector







sexta-feira, 7 de maio de 2010

Luz Para Si Mesmo

Pode-se ser isso para si mesmo?
Indagar é perguntar. Juntos, nós vamos procurar, encontrar, descobrir a resposta certa. Juntos, vamos agora descobrir o significado e a importância da pergunta e também procurar resposta. Não há autoridade, aqui. Estou sentado sobre um estrado por conveniência, afim de que todos me possam ver, mas está posição ligeiramente elevada não me confere qualquer autoridade.

. . . Quando você está realmente desapegado, mas sem esforço, de uma forma profunda, básica, então, desse profundo senso de desapego nasce a responsabilidade. Não a responsabilidade por sua esposa, por seus filhos , mas o profundo senso de responsabilidade. Você está disposto a isso ?

Está é a questão. Podemos discutir eternamente, usar palavras diferentes, mas quando chega a hora de pôr isso em prática, de agir parece que não queremos fazê-lo, preferimos continuar como somos, com o status quo ligeiramente modificado, mas levando adiante nossos conflitos.

Libertar-se da própria experiência, do próprio conhecimento, da própria percepção acumulada, isso é possível se você se empenhar energicamente. E não toma tempo. Essa é uma de nossas desculpas : precisamos Ter tempo para sermos livres. Quando você percebe que um dos maiores fatores do ego é o apego, e observa o que ele faz ao mundo e ao seu relacionamento com os outros, desavenças, separação, toda a fealdade de um relacionamento, se você percebe a verdade sobre o apego, então você estará livre dele. Sua própria percepção o libertará. Você está disposto a isso ?

. . . O pensamento criou as várias formas de ilusão , nacionalidades, classes, diferentes deuses, crenças, dogmas, rituais diferentes e as extraordinárias superstições religiosas que permeiam o mundo, e nelas ele tem procurado segurança. Não vemos o perigo dessa segurança, dessa ilusão. Quando percebemos o perigo, não como uma idéia, mas como um fato real, esse ver é inteligência, a forma suprema de segurança absoluta. Portanto, existe uma segurança absoluta : é de ver o verdadeiro no falso.

. . . Pode-se ser luz para si mesmo ? Isso quer dizer que não há sombra, pois ser uma luz para si mesmo significa que está não é a apagada por nenhum meio artificial, por circunstância, por tristeza, por acidente.

Pode-se ser isso para si mesmo ? Sim, mas só quando a mente não é desafiada porque está completamente desperta.

A maioria de nós, entretanto, necessita de desafios, porque a maioria de nós está adormecida , adormecida porque fomos adormecidos por todos os filósofos, por todos os santos, por todos os deuses, sacerdotes e políticos.

Adormece-se uma pessoa e ela não sabe que está adormecida : pensa que isso é normal.

Um homem que quer ser a luz para si mesmo tem que se libertar disso tudo.

Pode-se ser a luz para si mesmo somente quando não há ego. Então, essa luz é a luz eterna, perene, imensurável.

. . . Livrando-se do condicionamento do cérebro humano, podo fim a esse condicionamento, o que significa estar consciente, restar atenção a este estado, estar cônscio de que somos condicionados, de que todos os seres humanos estão sendo condicionados por várias coisas, e livrar-se desse condicionamento, totalmente, e não m parte, aqui e ali, mas ser completamente livre. Caso contrário, vamos destruir-nos.

A grande maioria da humanidade não se importa com isso. Ouve pouco, lê pouco, mas apenas algumas pessoas prestam atenção. No entanto, essas poucas pessoas podem alterar toda a consciência da humanidade. Porém essas pessoas estão se tornando cada vez mais raras. E a pressão do mundo é muito forte. O mundo está exigindo demais.
O mundo sou eu, com minhas exigências. O mundo não é diferente de mim.
Compreende ?

J. Krishnamurti

Nenhum comentário:

Postar um comentário