"Suponho que me entender,não é uma questao de inteligência, e sim de sentir, de entrar em contacto...ou toca, ou não toca"...
Clarice Lispector







sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Na Posse De Si Mesmo.


Acredito que nossa maior tarefa seja de fato o autoconhecimento. Reencontrar nossa verdadeira natureza em meio aos diversos papéis que foram passados para nós.
O autoconhecimento é um reconhecimento de nossos paradígmas básicos. Paradígma é a lente pela qual enxergamos a vida e o mundo, assim como a nós mesmos. Paradígma é a nossa percepção e nossa forma de estar no mundo.
Estes paradígmas são verdadeiras construções mentais. E vivemos num mundo de nossas criações mentais. O mundo é mental, onde a base de tudo são as nossas crenças. Tudo na vida envolve crenças. Por isso se diz que a matéria prima do processo criativo vital, são nossos pensamentos, nossas opiniões e nossas crenças.
Toda problemática se encontra no fato de que o sistema de crenças ao qual sustenta nossos paradígmas, foi sendo construído ao longo do tempo por conclusões errôneas e limitantes sobre a vida, sobre o mundo e sobre nós mesmos. Fomos ensinados e condicionados a acreditar em inverdades. A maioria das crenças que sustentam nossos paradígmas não nos apoiam.
Logo, o mais importante é a percepção de nossos paradigmas, pois todo processo trata-se de uma mudança paradigmática.
Conforme vamos nos conscientizando de nossas crenças errôneas e limitantes, também vamos percebendo os paradígmas ineficazes, incompletos ou incorretos dentro de nós, e podemos então iniciar o processo de reescrevê-los dentro de nós mesmos. Isto significa tornar-se nosso próprio criador inicial, ou seja, reescrever nosso próprio papel na vida; pois, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas.
Ter responsabilidade significa a habilidade para escolher sua própria resposta diante da vida. A resposta de seu verdadeiro eu, de sua verdadeira natureza. Resposta baseada nos próprios valores. Ter responsabilidade significa gerenciar a própria vida e tomar posse de si mesmo através da habilidade de responder a vida com consciência.
Saber que somos responsáveis, capazes de responder, é fundamental para fazer com que as coisas aconteçam de uma forma mais satisfatória.
Somos responsáveis pelos resultados que obtemos, por nossa própria felicidade. Não cabe mais, em meio a todo processo de mudança o qual estamos, esperar que nossa felicidade esteja nas mãos do outro ou resulte das condições externas. A verdadeira felicidade é uma condição interior. Não se encontra na posse das coisas ou de alguém, e sim na posse de si mesmo. O verdadeiro sucesso é o sucesso interior.. A verdadeira felicidade é a expressão do nosso verdadeiro Eu. E tudo que fizermos através do nosso verdadeiro Eu, nos proporcionará um profundo prazer. Tudo que recebermos, experenciarmos e vivermos a partir do nosso Eu Interior nos trará a genuína alegria, uma real felicidade e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário